segunda-feira, 26 de maio de 2014

Assédio Sexual no ônibus é Crime, ligue 190 e denuncie!


GOVERNO CRIA MEDIDAS CONTRA ABUSOS NO TRANSPORTE
Este ano já foram registrados 29 casos de violência sexual contra a mulher no transporte público só na cidade de São Paulo, sem contar casos não denunciados.
No dia 08 de abril foi realizada uma audiência pública, promovida pela deputada estadual Beth Sahão, que contou com a participação de lideranças femininas, sindicais, órgãos públicos e também de homens solidários com a causa.
Deputados estaduais paulistas estudam um projeto de lei que pretende obrigar as empresas de transporte público urbano de passageiros a reservar um espaço exclusivo para mulheres. O projeto ainda precisa ser votado em plenário e sancionado pelo governador Geraldo Alckmin.
Vagões destinados para mulheres em horários de pico já existem no Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Outras cidades, como Belo Horizonte, cogitam fazer o mesmo. Em São Paulo, a ideia foi adotada, sem sucesso, em alguns trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em 1995, mas agora pode virar lei e passar a vigorar em todo o estado.
A medida gerou críticas por parte da socióloga Marília Moschkovik e da militante e integrante da Marcha Mundial das Mulheres e da Sempreviva Organização Feminista (SOF) Sônia Coelho. Elas acreditam que destinar vagões e ônibus exclusivos para mulheres é um tipo de violência e segregação e não impede que episódios de abuso sexual continuem ocorrendo nos espaços públicos.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

ATENÇÃO!! Nova data para o Curso de Porteiros


Nossa Presidente Maria Donizeti Teixeira Alves e as Diretoras do Siemaco Ponta Grossa Fátima e Silva, juntas com o deputado Federal Roberto Santiago, no Encontro Nacional da Fenascon em João Pessoa, defendendo a redução da Jornada de Trabalho do Gari para 36h.



Siemacos do Paraná participam de Encontro Nacional da Fenascon. Entre os dias 8 e 11 de maio de 2014, 20 representantes dos Sindicatos de Asseio e Conservação de Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá e Ponta Grossa e o Sineepres, participaram do Encontro Nacional Fenascon – Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes, em João Pessoa – PB. O evento faz parte da organização que unifica e estrutura as ações de luta dos trabalhadores em todo o território nacional. “As empresas estão globalizadas e a estrutura sindical tem que estar unida e preparada para fazer frente as mudanças econômicas e defender cada vez com mais efetividade os direitos dos trabalhadores de asseio do Brasil”, afirmou Manassés Oliveira, presidente da Feaconspar (Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná) e do Siemaco Curitiba (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação). Temas como sindicalismo cidadão, a atuação do Ministério Público no meio sindical e a importância de se aumentar os representantes de trabalhadores nas esferas políticas fizeram parte da pauta do encontro. “Nós, líderes sindicais, somos responsáveis por aumentar a nossa representatividade e fazer valer os direitos dos trabalhadores”, argumentou, Moacyr Pereira, presidente da Fenascon. Ao todo, cerca de 200 lideranças sindicalistas participaram do evento que, embasado pelo intercâmbio de experiências que estão sendo levantadas em cada região, definiu mais uma etapa das estratégias e ações para defesa e avanços dos direitos dos trabalhadores.