sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A privacidade no ciberespaço e as armadilhas do mundo virtual

Hoje em dia, muitas pessoas possuem perfis em redes sociais. Eles servem para fazer contato com pessoas queridas, contatos profissionais e até mesmo conhecer novas pessoas. Porém, o excesso de informações pessoais na web pode trazer alguns riscos aos usuários. Pensando nisso, o Siemaco selecionou um texto da revista Viena, para que você, trabalhador, fique ligado nos possíveis riscos e possa se prevenir e proteger sua família contra ataques virtuais.

Blog, Facebook, Twitter, dentre outras ferramentas de um mundo que compreende uma série de novidades, que vão muito além da informação e do espaço virtual, fica a dúvida: até onde é viável publicar tudo?

Para certos grupos, redes sociais são sinônimos de exposição e visibilidade, pois são ferramentas muito úteis na tarefa de conhecer pessoas e, portanto, expandir horizontes. Contudo, é possível que, a certa altura, o zelo pela privacidade se sobreponha a esses interesses.

De acordo com pesquisas, o Brasil possui 59 milhões de internautas. Desta forma, fica difícil controlar o que tantos usuários publicam, quais assuntos acessam e como utilizam a web.

Os internautas afirmam manter o controle sobre seus atos, mas o fascínio da imagem exposta através de informações, vídeos e fotos pessoais, junto à facilidade de estar conectado a várias pessoas simultaneamente, tem trazido resistência em ponderar os conteúdos publicados, podendo assim, ser um prato cheio para pessoas mal intencionadas.

Com estas ferramentas muitos crimes estão sendo cometidos através da internet. Os crimes que tem mais destaque atualmente são os relacionados à calúnia e à difamação. Parte dos usuários tem esse conhecimento, porém a maioria parece ainda não ter consciência do quão delicado é tornar públicas informações pessoais como nome, sobrenome, foto, sexo e lista de amigos. Além de revelar dados pessoais, que são minas de outo nas mãos de empresas (seus conteúdos podem alimentar ações publicitárias dirigidas), dados como o endereço da academia que você frequenta, ou em que tipo de restaurante você costuma almoçar, podem ser utilizados por bandidos em crimes que vão muito além do mundo virtual. Por isso, fica o alerta: todo cuidado é pouco na rede!

Nenhum comentário:

Postar um comentário