No último final de semana, o Siemaco Ponta Grossa participou do WFBSC - Congresso Internacional da Federação Mundial de Empresas de Limpeza e Conservação 2012.O evento foi realizado em Curitiba e contou com a participação de 22 países.
Assuntos como trabalho decente, gestão de risco, controle de infecção e sustentabilidade fizeram parte das palestras, que foram apresentadas com muito conteúdo e objetividade. Através do evento, os participantes tiveram a oportunidade de levar uma grande carga de aprendizado para suas bases.
No WFBSC 2012, falou-se muito sobre a dificuldade que as empresas tem de encontrar trabalhadores qualificados. Em muitos casos, tem-se trazido mão de obra de outros países para suprir as necessidades das empresas com tecnologias mais avançadas. Este procedimento acaba prejudicando a mão de obra dos trabalhadores brasileiros, daí a necessidade de investir na qualificação.
Trabalho Decente
Uma das palestras mais interessantes para a categoria de trabalhadores defendida pelo Siemaco foi sobre o tema Trabalho Decente, ministrada pelo sr. Moacyr Pereira. Nela, o respeito ao trabalhador foi amplamente discutido, assim como o combate a desigualdades, diminuição de preconceitos e o combate à pobreza.
Debateu-se também sobre a qualificação dos profissionais da área, diminuição dos encargos e melhor remuneração. Por outro lado, os sindicatos e empresas tem se mostrado otimistas com a perspectiva de que o diálogo consiga resolver estas questões para o ano de 2013.
No Brasil, o emprego com carteira assinada aumentou: são mais de 17 milhões de empregos gerados. A categoria de asseio e conservação contribui muito para este número, estando na 3ª posição entre as categorias que mais geram empregos no país.
Terceirização
O sr. Luiz Fernando Busnardo teve como principal foco de sua palestra no WFBSC o Projeto de Lei 6.832, que trata da terceirização, e também sobre a Lei 6.019/74 que abrange os serviços temporários. O palestrante abordou temas como a conscientização dos patrões, para que o patrão fique protegido de acidentes; a importância da obrigatoriedade do curso de qualificação (de, no mínimo, 16 horas) para aqueles que trabalham a mais de 2 metros do chão, uso de equipamentos adequados, e segurança em geral dos terceirizados.
Sustentabilidade e Tecnologia
Quando se trata do assunto sustentabilidade e tecnologia, a palestra do sr. Pedro Chidichimo explorou sobre os processos que estão afetando o setor de asseio e conservação. Ele abordou o aspecto do acesso às novas tecnologias no trabalho, e o crescimentos e desenvolvimento das empresas sem riscos ambientais.
Confira algumas fotos do evento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário