Além de todo o trabalho de assistência médica, odontológica e demais convênios, dos cursos oferecidos pelo Siemaco em parceria com a Facop, dos eventos e da assistência jurídica, o Siemaco Ponta Grossa também desenvolve uma série de projetos sociais. É importante conhecê-los para ficar por dentro da realidade social que paira atualmente sobre o nosso país.
Um dos principais projetos desenvolvidos pela Força Sindical - que conta com o apoio dos principais sindicatos filiados, entre eles o Siemaco PG - é o projeto de Jovens Trabalhadores. Ele foi desenvolvido no intuito de discutir e criar estratégias para ajudar os jovens a encontrarem condições dignas de acesso à educação, à formação profissional, à inserção no mercado de trabalho e à participação social.
A temática do emprego de jovens foi reconhecida como uma prioridade na Agenda Hemisférica para a Promoção do Trabalho Decente, já que um recente relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) advertiu sobre a criação de uma "geração perdida" de jovens, que são marcados por uma frustração crescente devido à falta de bons empregos. O projeto "Jovens Trabalhadores" vem para ajudar os jovens a desenvolver atividades que garantam suas estruturas de participação social.
Os objetivos do projeto "Jovens Trabalhadores da Força Sindical" são promover e estimular o debate sobre a juventude e o mundo do trabalho articulado com as ações e temas a serem discutidos no âmbito da Secretaria Nacional da Juventude. E além disso:
* Participar do conselho municipal, fóruns de discussão e Conferências Nacionais da Juventude;
* Mobilizar jovens de até 35 anos trabalhadores de base e dirigentes de todas as regionais pertencentes à Força Sindical;
* Prever dentre as suas atribuições, a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude sempre alinhadas a Secretaria Nacional da Juventude;
* Acompanhar e analisar as políticas finalísticas e transversais dirigidas aos jovens, e as voltadas ao mundo de trabalho;
Diante de tudo isso, já foram organizados alguns encontros, que contaram com a participação de muitos jovens trabalhadores. O projeto foi muito bem recebido, e já começa a dar frutos.Os encontros foram realizados nas cidades de Londrina, Curitiba e São José dos Pinhais, Pato Branco e Maringá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário